DIRECT MAIL – O QUE É E PORQUE O UTILIZAR
A Gráfica M. Vide dá-lhe 7 razões para realizar a sua campamha DM (Direct Mailing): Com o direct mailing, o ROI pode atingir os 40% e os níveis de envolvimento do cliente estão atualmente a atingir mais de 10 minutos. No caso do direct mailing, há várias razões que fundamentam a máxima “incluir o papel, aumentar o poder”
O direct mailing entra em casa de um indivíduo ou no escritório de uma empresa e é consumido em regime individual.
Isto dá-lhe muito mais tempo para passar com o seu cliente, tempo que é precioso para sensibilizá-lo, persuadi-lo, convencê-lo e envolvê-lo num ambiente descontraído e quando este bem entender.
O marketing direto funciona melhor quando se cria relevância para o recetor, através de conteúdos criados à medida e que interessam diretamente ao cliente. Isto fortalece a relação entre a marca e o cliente, sobretudo agora que as novas tecnologias de impressão digital tornaram a personalização ainda mais fácil. O correio não endereçado pode ser um método valioso de recolha de dados.
Visto que a sua mensagem não está presa à prateleira da bancada de jornais ou ao ecrã do televisor, pode estimular e entender os seus cliente oferecendo-lhes inovações que incitem a reavaliar a sua marca e que provoquem uma reacção. Experimente diferentes tamanhos, qualidades de papel ou autocolantes. Pode até, apelar aos sentidos de tacto e olfacto do cliente para causar um verdadeiro impacto.
Para alargar a experiência da marca, experimente fazer acompanhar a sua correspondência de um código de barras em 2D, tecnologia de realidade aumentada e PURLS.
O Marketing Directo é o meio de comunicação com maior probabilidade de obter uma reacção de um cliente, e permite avaliar cada reacção com precisão. O meio oferece incentivos que pretendem levar as pessoas a agir – o resultado ideal de qualquer comunicação com o cliente. E, visto que a sua comunicação em Marketing Directo é um objectivo tangível, a probabilidade de permanecer com o cliente é maior, proporcionando um lembrete constante da existência da sua marca e produtos, e servindo como propulsor para outras plataformas de media tais como as brochuras ou a Internet.
O Marketing Directo pode desempenhar uma série de papéis diferentes, dependendo das suas necessidades de marketing. Se pretende aumentar a sua base de clientes, é ideal para angariar novos clientes. O Marketing Directo continua a ser o único canal de marketing que pode fazê-lo legalmente na UE, visto haver a possibilidade de o cliente pedir para ser retirado da lista de contactos. Utilizado como parte do seu programa de CRM, o correio directo pode envolver os seus clientes em intervalos regulares. O valor destes clientes também pode ser aumentado através do cross-selling e upselling, utilizando o valor da marca para impulsionar a venda de produtos alternativos ou novos.
Se enviar uma encomenda de correio que contenha uma ferramenta útil ou apelativa com o nome da sua marca, esta vai permanecer lá em casa durante muito mais tempo e gerar vários contactos – tudo pelo custo de uma única correspondência. O DM permite todo o tipo de elementos criativos – o que quer que caiba dentro de um envelope ou numa caixa!
Não há duvida de que o correio directo é uma opção com uma boa relação custo-benefício. Pode chegar até milhares e pessoas por um valor relativamente baixo. Experimente e verá rapidamente o retorno do seu investimento.